"Teoria do mundo pequeno "

Existem apenas seis graus de separação entre qualquer habitante do planeta. Bastam algumas ligações aleatórias para transformar uma imensa rede de pessoas em um mundo pequeno. Essa teoria serve para explicar não só as redes sociais mas também outros eventos, como a globalização ou a aldeia global. Pessoalmente defendo que o mundo não é assim tão pequeno. A tecnologia assim o permite minorar e definir. Sustentabilizando o conceito de aldeia global podemos através da divulgação e do debate clarificar, alcançar e adaptar soluções globais a realidade local. Porque a comunicação e a divulgação é a defesa da mente humana onde o passado ficou registado e o futuro será traçado, participe no desenvolvimento social e cultural deste projecto local para projecções globais.


quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alvitre sobre o propósito da vida

Nunca li a Bíblia. É o livro mais vendido de todos os tempos. É uma colecção de textos religiosos para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa é motivo da existência do homem narrada por humanos em que o homem foi criado por Deus e a este tudo lhe deve. Criação divina ou criacionismo.
Comecei a ler o Best Seller mais vendido de todos os tempos "Uma vida com propósito" de Rick Warren. Como não podia deixar de ser é uma compilação dos valores da Bíblia. Apontados, definidos e organizados em que a mensagem principal seduz a servidão a Deus para encontrar o significado da vida. Servir e doando nossas vidas para encontrar sentido. Mas então pertencendo a religião católica temos como objectivo de vida satisfazer as necessidades quotidianas com bons rendimentos, status, influencia, sexo e identidade. Mas a base da mensagem de Deus não é servir o Amor? Bem, um paradoxo de divulgação. Então perceber o significado da vida colocando a nossa influência ao serviço da humanidade através do nosso talento, da educação e formação, criando oportunidades, conexões e riqueza e procurar ideias e criatividade é segundo Warren o nosso propósito da vida. Um papel que não esta a ser devidamente atingido pelas instituições e pessoas de direito.

Afastando-nos um pouca para a teoria do design ou selecção natural e a evolução da espécie, esbarramos nas conceções do Darwinismo. E aqui o significado da vida tem uma nova abordagem. O evolucionismo. A selecção natural é tão impressionantemente elegante que resolve o problema de explicar a complexidade em termos extremamente simples. O segredo do propósito da vida é encontrar algo mais importante do que nós próprios e dedicar-lhe a própria vida. Simplesmente encontrar o nosso "summum bonum" e replicar memes baseado em argumentos humanos e científicos bem como justificar o quão privilegiados nós somos por estarmos aqui. E isto deve-se em termos científicos a intelectualidade ou intelligent social, evolução humana.
Cafe*

Sem comentários:

Enviar um comentário